VII Simpósio de Filosofia da UEM

Desejando contribuir para o diálogo interinstitucional e a divulgação da pesquisa em Filosofia, o Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Maringá em conjunto com o seu Programa de Pós-Graduação em Filosofia organizará o VII Simpósio de Filosofia. O evento tem como finalidade a inserção do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UEM (Mestrado), com início em 2012, entre os programas já consolidados do país. Planejamos também a publicação dos resultados deste evento na forma de livro, dando continuidade a uma série de encontros e publicações previstas para os próximos anos. Pretende-se promover também a mobilidade acadêmica através do intercâmbio de professores e alunos entre as instituições envolvidas.

Neste simpósio pretendemos discutir questões de história da filosofia ligadas à ciência, tendo em vista um quadro de ideias multifacetado a cuja adesão ou crítica podem ser atribuídas algumas das principais reviravoltas conceituais processadas na ciência. Para tanto, consideramos imprescindível o cumprimento de duas metas principais que justificam sua execução: (a) aproximar os esforços de pesquisadores dedicados a temas e autores pertinentes à temática geral do simpósio, a fim de estruturar e gerir coletivamente condições adequadas às necessidades e ao aprimoramento de sua atividade intelectual; e (b) promover o aprimoramento do curso de Graduação e de Pós-Graduação em Filosofia da UEM, mediante o fortalecimento de seus grupos de pesquisa, ampliando as oportunidades de interlocução com outros grupos congêneres e favorecendo a orientação coletiva das pesquisas desenvolvidas por seus estudantes.

Data: 18 a 21/09/2012

Coordenação: Prof. Dr. Max Rogério Vicentini