+

PERCEPÇÃO E IMAGINAÇÃO NA TELA A NOITE ESTRELADA DE VINCENT VAN GOGH

Hugo Leonardo de Quadros e Tonon
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título:  Percepção e imaginação na tela A Noite Estrelada de Vincent Van Gogh
Título em língua estrangeira:  Perception and imagination in Vincent Van Gogh's Starry Night
Autor:   Tonon, Hugo Leonardo de Quadros e
Orientador:   Perius, Cristiano.
Linha de Pesquisa: Metafísica e Conhecimento
Resumo

Este trabalho avalia a obra de Vincent van Gogh a partir da tela A Noite Estrelada. A razão desta escolha está em que, segundo a hipótese de um grupo de cientistas, nesta tela, van Gogh representa  o  movimento  da  turbulência  –  teoria  científica  segundo  a  qual  há  uma  equação matemática que determina o movimento de partículas da natureza em turbulência com alto realismo. Para discutir o sentido da experiência de van Gogh, faz-se necessário o exame das faculdades mais importantes para a composição pictórica: a percepção e a imaginação.  No entanto,  a tradição filosófica, especialmente platônica e cartesiana, determina um prejuízo do corpo em relação ao espírito, razão pela qual, a fim de examinar o estatuto da percepção e da imaginação criadora, analisamos a fundamentação filosófica de Platão, Descartes e Merleau-Ponty. O pensamento de Merleau-Ponty é decisivo para, sem dicotomia entre conhecimento e arte, matéria e espírito, razão e loucura, avaliar o teor da obra a partir da perspectiva fenomenológica. A teoria da turbulência, apesar de hipotética, e a tela de Van Gogh mobilizam um estudo um pouco mais aprofundado, visando compreender a natureza da percepção e da imaginação seja a partir de prejuízos teóricos (Platão e Descartes), seja a partir de fenomenologia de Merleau-Ponty, que valoriza o sensível.

Palavras-chave: Ontologia, Epistemologia, Fenomenologia, Arte, Sensibilidade.
Abstract: This work evaluates the work of Vincent van Gogh from the canvas A Noite Estrelada. The reason for this choice is that, according to the hypothesis of a group of scientists, on this canvas, van Gogh represents the movement of turbulence – a scientific theory according to which there is a mathematical equation that determines the movement of particles in nature in turbulence with high realism . To discuss the meaning of van Gogh's experience, it is necessary to examine the most important faculties for pictorial composition: perception and imagination. However, the philosophical tradition, especially Platonic and Cartesian, determines a loss of the body in relation to the spirit, which is why, in order to examine the statute of perception and creative imagination, we analyze the philosophical foundation of Plato, Descartes and Merleau. Ponty. Merleau-Ponty's thought is decisive for, without dichotomy between knowledge and art, matter and spirit, reason and madness, to evaluate the content of the work from a phenomenological perspective. The theory of turbulence, although hypothetical, and Van Gogh's canvas mobilize a little deeper study, aiming to understand the nature of perception and imagination, whether from theoretical prejudices (Plato and Descartes), or from the phenomenology of Merleau-Ponty, who values the sensitive.
Keywords: Ontology, Epistemology, Phenomenology, Art, Sensitivity.
Temas:  Ontologia, Epistemologia, Fenomenologia, Arte.
Língua: Português
Citação: 

Tonon, Hugo Leonardo de Quadros e. Percepção e imaginação na tela A Noite Estrelada de Vincent Van Gogh. Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes. Maringá, 2017.

Data:  2017
Arquivo:

Tonon, Hugo Leonardo de Quadros e. Percepção e imaginação na tela A Noite Estrelada de Vincent Van Gogh. Maringá, 2017.

Repositório: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4704