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IINFINITAS FINIENS E INFINITAS FINIBILIS: A INFINIDADE DE DEUS E DO UNIVERSO NO DE PRINCIPIO DE NICOLAU DE CUSA

William Davidans Sversutti
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: 

Infinitas finiens e infinitas finibilis: a infinidade de Deus e do universo no De Principio de Nicolau De Cusa

Título em língua estrangeira: 

Infinitas finiens and infinitas finibilis: the infinity of Godand the universe in Nicolau De Cusa's De Principio

Autor: 

Sversutti, William Davidans

Orientador:  Martines, Paulo Ricardo
Linha de Pesquisa: Metafísica e Conhecimento
Resumo

O tema  de nossa  pesquisa  diz respeito  à questão  da  “infinidade”  do Universo  no pensamento de Nicolau de Cusa.  Esse assunto  não é de fácil entendimento na obra do  Cardeal  e, em  relação  aos  seus  comentadores, não  há  unânime  interpretação sobre  o tema.  Nicolau  de Cusa,  em sua  opus magna  De docta  ignorantia  (1440), estabelece,  primeiramente, uma  infinidade  “negativa” a Deus e, ao Universo,  uma infinidade “privativa”. Embora  essas definições acompanhem a tradição  tomasiana, o Cusano  as trabalha de modo  enigmático.  Para  ele, o Universo  não  poderia  ser infinito  em ato,  porém,  não  possui  “limites  entre  os quais  esteja  encerrado”.  Em outras  passagens dessa mesma obra, o Cardeal  associa o termo “finito” ao Universo, o que gera divergências  de entendimento sobre nossa questão.  Nossa pesquisa,  en- tão,  encontrou  o sermão  De principio  (1459), no qual Nicolau parece  aprimorar a denominação  dessas infinidades,  bem como estabelecer  suas relações: nele, a infini- dade de Deus é denominada “Infinitas  finiens”  e a do Universo “Infinitas  finibilis”. O sermão De principio,  a partir de então,  tornou-se  nosso objeto  de pesquisa.  Pri- meiramente, estabelecemos uma tradução para a língua portuguesa do mesmo, para que, a partir dela, verificássemos no transcorrer do texto  quais seriam as mais im- portantes noções para se compreender  a construção dessas “expressões enigmáticas” e que, por  sua  vez, também  pudessem  auxiliar  no correto  entendimento de nosso tema.  Tomamos  como hipótese  de leitura  a atribuição de uma paradoxal transcen- dência e imanência  de Deus por parte  do Cardeal  ou, em termos contemporâneos, o que seria denominado  de “panenteísmo”. Finalmente, nossa pesquisa destacou  cinco grupos de noções fundamentais para  a compreensão  daquele  tema:  i) as noções de um Uno transcendente (Uno exaltado)  e um Uno imanente  (Uno coordenado);  ii) as noções vinculadas  à Teologia  catafática e à Teologia  apofática;  iii) a noção de scientia  aenigmatica;  iv) as noções advindas  do diálogo com a tradição  filosófica, especialmente  as que o Cusano  interpreta de Proclo,  Platão, Melisso e Aristóteles; e, v) a noção de uma relação “não-dual”  entre  o Princípio  e o Universo. Nossa pes- quisa,  ao final, averiguou  ser satisfatória aquela  hipótese  de leitura,  ou seja, a de que Nicolau de Cusa se aproxima  de um panenteísmo. Argumentou-se, por fim, que esse panenteísmo cusano  deve ser levado em conta  como a principal  noção para  a compreensão  de sua posição em relação à questão  da “infinidade”  do Universo.

 

Palavras-chave: Nicolau de Cusa, Metafísica, Universo, Infinito, Panenteísmo, Sci- entia aenigmatica.
Abstract:

Our  research’s theme  concerns the  “infinity  of the  Universe”  in Nicholas of Cusa’s thought. This  subject  is not  easily understood in Cardinal’s  work and,  in relation to his commentators, there  is no unanimous  interpretation on the subject.  Cusanus in his opus magna De docta ignorantia  (1440) establishes,  first of all, an “negative infinity”  to God and,  to the  Universe,  an “private  infinity”.  Although  these  defini- tions  accompany  the  Tomasian tradition, Cusanus  works them  enigmatically.  For him, the Universe could not be infinite in act,  but  it has no “limits  between  which it is enclosed”. In another  passages  of this  same work, the  Cardinal associates  the term  “finite” with the Universe, which generates  disagreements about  our question. Our  research,  then,  found sermon De principio  (1459), in which Nicholas seems to improve the denomination of these infinities, as well establish  their relations:  in this text,  the infinity of God is called “Infinitas  finiens” and that of the Universe “Infini- tas finibilis”. The sermon De principio, from then on, became our object of research. Firstly,  we established  a translation into  the  Portuguese. From  it,  we could verify sermons’ most  important notions  in order  to understand the  construction of these “enigmatic  expressions” and find a correct understanding of our subject.  We take as reading hypothesis  the attribution of a paradoxical transcendence and immanence of God by the Cardinal or, in contemporary terms,  what  would be termed  “panenthe- ism”. Finally,  our research  highlighted  five groups of fundamental notions  to follow that theme:  i) a transcendent One (exalted  One)  and  an  immanent One (coordi- nated  One);  ii) the  notions  related  to  cataphatic and  apophatic theology;  iii) the notion  of “scientia  aenigmatica”;  iv) the  notions  that came by dialogue  with  the philosophical  tradition, especially  those  which Cusanus  interprets Proclus,  Plato, Melisso and  Aristotle;  and  v) the  notion  of a “non-dual”  relationship between  the Principio  and the Universe. Our research, finally, found that the reading hypothesis was satisfactory, i.e., that Nicholas of Cusa  is approaching a panentheism. It  was argued,  finally, that this  panentheism must  be taken  into  account as the  main no- tion for the understanding of its position  in relation  to “infinity”  of the Universe’s question.

Keywords:

Nicholas of Cusa,  Metaphysics, Universe,  Infinity,  Panentheism, Sci- entia aenigmatica.

Temas: 

Nicolau, de Cusa, Cardeal, 1401-1464, Metafísica, Universo, Infinito (Mundo)

Língua: Português
Citação: 

Sversutti, William Davidans. Infinitas finiens e infinitas finibilis: a infinidade de Deus e do universo no De Principio de Nicolau De Cusa. Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes. Maringá, 2019.

Data:  2019
Arquivo:

Sversutti, William Davidans. Infinitas finiens e infinitas finibilis: a infinidade de Deus e do universo no De Principio de Nicolau De Cusa. Maringá, 2019.

Repositório: