Vanessa Freitag de Araújo
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A COMPANHIA DE JESUS E A INTRODUÇÃO DO ENSINO DE LÓGICA EM TERRAS BRASILEIRAS: DE PEDRO DA FONSECA (1528-1599) AO RATIO STUDIORUM
Título em língua estrangeira: THE SOCIETY OF JESUS AND THE INTRODUCTION OF THE TEACHING OF LOGIC IN BRAZILIAN LANDS: FROM PEDRO DA FONSECA (1528-1599) TO THE RATIO STUDIORUM
Autor: Araújo, Vanessa Freitag de Araújo
Orientador:

Gomes, Evandro Luís

Linha de Pesquisa: Metafísica e Conhecimento
Resumo: Trata-se de uma pesquisa sobre a obra Institutionum dialecticarum libri octo (1564), do jesuíta português Pedro da Fonseca (1528-1599). Recomendado pelo norteador pedagógico da Companhia de Jesus, o Ratio Studiorum, para o ensino de lógica nas instituições de ensino da Ordem nos domínios territoriais do Império português, o manual de Pedro da Fonseca apresentou grande divulgação e utilização no período, estabelecendo-se como importante referência para a elucidação de questões teóricas sobre as abordagens lógicas ensinadas no contexto da modernidade. Inicialmente, a pesquisa busca explicitar a relevância dos manuais não apenas enquanto instrumentos didáticos e pedagógicos, mas também como fontes historiográficas de pesquisa, que possibilitam a compreensão da perspectiva educacional de determinado contexto, refletindo a organização cultural de uma sociedade. O segundo momento do trabalho, mediante uma análise dos primórdios da história da lógica, apresenta elementos essenciais para compreensão da lógica aristotélica, que fundamenta o ensino jesuítico de filosofia, para introduzir, finalmente, a análise do livro-texto de Pedro da Fonseca e sua compreensão de dialética.
Palavras-chave: Filosofia; Lógica; História da Lógica; Manuais de Lógica; Companhia de Jesus; Ratio Studiorum; Pedro da Fonseca.
Abstract: This is a research about Institutionum dialecticarum libri octo (1564), written by the Portuguese Jesuit Pedro da Fonseca (1528-1599). Recommended by the pedagogical guide of the Society of Jesus, the Ratio Studiorum, for the teaching of logic in the Order's educational institutions in the territorial domains of the Portuguese Empire, Pedro da Fonseca's manual had a great propagation and established itself as an important reference for the elucidation of theoretical questions about logical approaches taught in the modernity context. Initially, the research seeks to clarify the relevance of the manuals not only as didactical and pedagogical instruments, but also as historiographical sources of research, which make it possible to understand the educational perspective of a given context, reflecting the cultural organization of a society. The second part of the text seeks, through an analysis about the origin of the history of logic, to show essential elements for understanding Aristotelian logic, which underlies the Jesuit teaching of philosophy, to finally introduce the analysis of the textbook of Pedro da Fonseca and his understanding of dialectics.
Keywords:  Philosophy; Logic; History of Logic; Logic Manuals; Society of Jesus; Ratio Studiorum; Pedro da Fonseca
Temas:  Filosofia; Lógica; História da Lógica; Manuais de Lógica; Companhia de Jesus; Ratio Studiorum; Pedro da Fonseca.
Língua: Português
Citação: Araújo, Vanessa Freitag de. A Companhia de Jesus e a introdução do ensino de lógica em terras brasileiras: de Pedro da Fonseca (1528-1599) ao Ratio Studiorum / Vanessa Freitag de Araújo. –Maringá, PR, 2021. 131 f.
Data: 2021
Arquivo: Araújo, Vanessa Freitag de. A Companhia de Jesus e a introdução do ensino de lógica em terras brasileiras: de Pedro da Fonseca (1528-1599) ao Ratio Studiorum / Vanessa Freitag de Araújo. –Maringá, PR, 2021.
Repositório