• image
  • image
  • Edital
Previous Next

Inscrições para Exame de Seleção do Mestrado

As inscrições para o Exame de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, curso de Mestrado, da Universidade Estadual de Maringá, estarão abertas de  06 a 17 de Outubro de 2014.

Leia mais...

Instruções para os candidatos

Convidamos os interessados a lerem as instruções e esclarecimentos gerais sobre o Exame de Seleção da Turma 2015 abaixo.
Estas instruções não substituem ou alteram de nenhuma forma os termos dispostos no Edital 003/2014-PGF.

Reiteramos a necessidade de ler com atenção o Edital publicado, e, embora não seja obrigatório, entrar em contato previamente com possíveis orientadores dentre os docentes do Programa acerca do projeto de Dissertação de Mestrado.

O Exame de Seleção para ingresso no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Filosofia consiste nas seguintes etapas:

1. Homologação das inscrições. Será verificado o correto preenchimento do formulário online e entrega de todos os documentos exigidos. As cópias de documentos não precisam ser autenticadas.

2. Análise dos anteprojetos de Dissertação de Mestrado. Os projetos serão analisados pelos docentes do programa de acordo com os critérios estipulados no Edital (Definição e delimitação do tema proposto; Viabilidade de realização do projeto no prazo de 24 a 30 meses; Texto estruturado e bem escrito (objetividade, clareza, coerência, coesão textual, norma culta da língua). É importante que o projeto se adeque às linhas de pesquisa do Programa e aos projetos de pesquisa dos docentes. Mesmo bons projetos podem não ser aprovados, se não tiverem obtido o aceite de um orientador.

3. Prova de Análise e Interpretação de Textos. A prova consiste em redigir um texto interpretativo e argumentativo a partir do trecho de texto proposto, o qual será retirado de uma das obras indicadas no Edital, e sorteada no dia e hora da prova. O techo proposto será representativo de uma questão relevante da qual trata a obra indicada. A identificação das questões, conceitos fundamentais, temas, argumentos e teses presentes no trecho de texto indicado são de absoluta importância, bem como a interpretação da passagem no contexto maior da obra indicada e do pensamento do autor em questão.
Exemplo:
Prova de Análise e Interpretação de Texto - Linha de Pesquisa "Estética e Filososofia Social" - 2013

4. Prova de Proficiência em Língua Estrangeira. A prova consiste em traduzir um trecho de texto de cerca de uma lauda da língua original escolhida pelo candidato para o português. Trata-se de aferir a capacidade do candidato de ler e compreender textos em língua estrangeira, instrumento imprescindível para o trabalho de pesquisa em filosofia. Não é, portanto, um exercício de interpretação, porém simples tradução, da maneira mais fiel possível, de um texto, escrito originalmente na língua escolhida, em linguagem contemporânea e de conteúdo filosófico.
É facultado o uso de dicionário monolíngue durante a prova. O PGF-UEM não fornece dicionários aos candidatos.
Exemplos:
Prova de Italiano
Prova de Francês
Prova de Inglês

5. Entrevista conduzida por uma banca formada por pelo menos dois professores do corpo docente do PGF. A entrevista tem como objetivo esclarecer questões acerca do projeto de pesquisa, sua viabilidade, formação pregressa do candidato e outros assuntos a serem determinados pela banca.

A coordenação do PGF-UEM está à disposição para outros esclarecimentos.


Instruções para a inscrição

Para efetuar a inscrição no Exame de Seleção 2014 do PGF - UEM, curso de Mestrado, o candidato deverá cumprir com os seguintes requisitos:

a) Entregar cópia do diploma ou certificado oficial de conclusão de curso de Graduação; provisoriamente, também será aceita declaração ou documento equivalente, que ateste que a conclusão do curso será oficializada até o primeiro dia de matrícula. Nesse caso, os candidatos deverão firmar termo de responsabilidade dando ciência da necessidade de comprovar, mediante documento oficial, junto à secretaria do PGF, a conclusão do curso de Graduação até às 17h00 do dia 26 de Fevereiro de 2014, sob pena de perderem seu direito de matrícula no Programa;

Leia mais...

Taxa de Inscrição

A taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00 (cem reais), deverá ser paga através do boleto bancário emitido pela UEM. O candidato poderá gerar o boleto bancário via internet através do link:

Gerar boleto

Após a abertura da página, digitar o código 3057 no campo Guia de Recolhimento e informar seu nome e número de seu CPF.

O boleto bancário impresso poderá ser quitado em qualquer agência bancária até a data do vencimento. Não serão aceitas outras formas de pagamento, tais como: depósito bancário, vale-postal, cheque-correio, ordem de pagamento, transferências bancárias. Os pagamentos efetuados após a data de encerramento das inscrições não serão aceitos. Para as inscrições via SEDEX, o comprovante de pagamento deverá ser enviado juntamente com a ficha de inscrição preenchida e a documentação solicitada.

Etapas

O Exame de Seleção para ingresso no curso de Mestrado da UEM terá três etapas:

I - análise de anteprojeto de pesquisa;

II - prova escrita de análise de texto filosófico e prova de proficiência em língua estrangeira;

III - entrevista.

Todas as etapas são eliminatórias.

I - O anteprojeto de pesquisa deve se adequar às linhas de pesquisa do PGF e indicar, dentre os membros do corpo docente do PGF, um orientador como primeira opção e um orientador como segunda opção. O anteprojeto deverá ser entregue em (três) vias impressas e 1 (uma) via digital em formato .pdf em um CD. O arquivo .pdf deverá ser identificado com o nome completo do candidato, sem abreviações. O anteprojeto deverá ser elaborado segundo as Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos, em fonte 12, espaçamento 1½ , contendo de 10 a 15 páginas, incluindo bibliografia.

II - A prova escrita será realizada com base em um dentre os textos seguintes indicados pela Comissão de Seleção. Será sorteado um texto de cada linha de pesquisa. Dentre os textos sorteados, o candidato escolherá sobre qual dissertará na prova escrita.

Linha 01 - Metafísica e Conhecimento

1. PLATÃO. A República. Livros V, VI e VII. Tradução de Anna Lia Amaral de Almeida  Prado. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

2. DESCARTES, R. Meditações Metafísicas. Trad. de J. Guinsburg e Bento Prado Jr. Coleção "Os Pensadores", 4ª ed. São Paulo: Nova Cultural, 1987.

3. TOMÁS DE AQUINO. Suma de teologia. Primeira Parte - questões 84-89. Tradução e introdução de Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento. Uberlândia: EDUFU, 2004.


Linha 02 - Estética e Filosofia Social

1. ARISTÓTELES. Poética. Tradução, introdução, comentário e apêndices de Eudoro de Souza. Porto Alegre: Editora Globo, 1966.

2. ROUSSEAU, JEAN JACQUES. Origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Tradução de Lourdes Santos Machado. Coleção "Os Pensadores". São Paulo: Nova Cultural, 1999.

3. CASSIRER, Ernst. A filosofia do iluminismo. Capítulos V, VI e VII. Tradução de Álvaro Cabral. 3a. ed. Campinas-SP: Editora da UNICAMP, 1977.

A prova de proficiência em língua estrangeira exigirá a tradução para o português de 1 (um) texto, a ser determinado pela Comissão de Seleção do PGF, pertinente ao trabalho de pesquisa em filosofia, originalmente escrito na língua estrangeira escolhida (inglês, francês, italiano ou alemão). Será permitido o uso de dicionário monolíngue durante a prova. 

III - A entrevista será realizada com os candidatos aprovados nas etapas anteriores, conduzida por pelo menos quatro professores do corpo docente do PGF. A data e o horário das entrevistas serão divulgados após a publicação dos resultados da segunda etapa.

Local e datas

Todas as etapas do Exame de Seleção ocorrerão na sede do PGF, no Campus Universitário da UEM, Av. Colombo, 5790 / Bloco H35 – sala 21, CEP 87020-900, Maringá – PR.

O Exame de Seleção obedecerá ao seguinte cronograma:

I - Período de inscrição de 07 a 18 de Outubro de 2013;

II - Divulgação da homologação das inscrições no Exame de Seleção do PGF em 21 de Outubro de 2013;

III - Divulgação do resultado da análise dos anteprojetos de dissertação em 11 de Novembro de 2013;

IV – Prova de análise de texto em 18 a 25 de Novembro de  2013;

V – Prova de proficiência em língua estrangeira em 18 a 25 de Novembro de 2013;

VI – Divulgação do resultado das provas de análise de texto e proficiência em língua estrangeira em 28 de Novembro de 2013;

VII - Divulgação da convocação para a entrevista em 28 de Novembro de 2013;

VIII – Entrevista nos dias 02 a 05 de Dezembro de 2013;

IX – Divulgação dos candidatos aprovados no processo seletivo em 06 de Dezembro de 2013.

Joomla templates by a4joomla