• image
  • Edital
  • image
  • image
  • image
Previous Next

Inscrições para Exame de Seleção do Mestrado

As inscrições para o Exame de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, curso de Mestrado, da Universidade Estadual de Maringá, estarão abertas de  06 a 17 de Outubro de 2014.

Leia mais...

Instruções para os candidatos

Convidamos os interessados a lerem as instruções e esclarecimentos gerais sobre o Exame de Seleção da Turma 2015 abaixo.
Estas instruções não substituem ou alteram de nenhuma forma os termos dispostos no Edital 003/2014-PGF.

Reiteramos a necessidade de ler com atenção o Edital publicado, e, embora não seja obrigatório, entrar em contato previamente com possíveis orientadores dentre os docentes do Programa acerca do projeto de Dissertação de Mestrado.

O Exame de Seleção para ingresso no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Filosofia consiste nas seguintes etapas:

Leia mais...

Instruções para a inscrição

Para efetuar a inscrição no Exame de Seleção 2014 do PGF - UEM, curso de Mestrado, o candidato deverá cumprir com os seguintes requisitos:

a) Entregar cópia do diploma ou certificado oficial de conclusão de curso de Graduação; provisoriamente, também será aceita declaração ou documento equivalente, que ateste que a conclusão do curso será oficializada até o primeiro dia de matrícula. Nesse caso, os candidatos deverão firmar termo de responsabilidade dando ciência da necessidade de comprovar, mediante documento oficial, junto à secretaria do PGF, a conclusão do curso de Graduação até às 17h00 do dia 26 de Fevereiro de 2014, sob pena de perderem seu direito de matrícula no Programa;

Leia mais...

Taxa de Inscrição

A taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00 (cem reais), deverá ser paga através do boleto bancário emitido pela UEM. O candidato poderá gerar o boleto bancário via internet através do link:

Gerar boleto

Após a abertura da página, digitar o código 3057 no campo Guia de Recolhimento e informar seu nome e número de seu CPF.

O boleto bancário impresso poderá ser quitado em qualquer agência bancária até a data do vencimento. Não serão aceitas outras formas de pagamento, tais como: depósito bancário, vale-postal, cheque-correio, ordem de pagamento, transferências bancárias. Os pagamentos efetuados após a data de encerramento das inscrições não serão aceitos. Para as inscrições via SEDEX, o comprovante de pagamento deverá ser enviado juntamente com a ficha de inscrição preenchida e a documentação solicitada.

Etapas

O Exame de Seleção para ingresso no curso de Mestrado da UEM terá três etapas:

I - análise de anteprojeto de pesquisa;

II - prova escrita de análise de texto filosófico e prova de proficiência em língua estrangeira;

III - entrevista.

Todas as etapas são eliminatórias.

I - O anteprojeto de pesquisa deve se adequar às linhas de pesquisa do PGF e indicar, dentre os membros do corpo docente do PGF, um orientador como primeira opção e um orientador como segunda opção. O anteprojeto deverá ser entregue em (três) vias impressas e 1 (uma) via digital em formato .pdf em um CD. O arquivo .pdf deverá ser identificado com o nome completo do candidato, sem abreviações. O anteprojeto deverá ser elaborado segundo as Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos, em fonte 12, espaçamento 1½ , contendo de 10 a 15 páginas, incluindo bibliografia.

II - A prova escrita será realizada com base em um dentre os textos seguintes indicados pela Comissão de Seleção. Será sorteado um texto de cada linha de pesquisa. Dentre os textos sorteados, o candidato escolherá sobre qual dissertará na prova escrita.

Linha 01 - Metafísica e Conhecimento

1. PLATÃO. A República. Livros V, VI e VII. Tradução de Anna Lia Amaral de Almeida  Prado. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

2. DESCARTES, R. Meditações Metafísicas. Trad. de J. Guinsburg e Bento Prado Jr. Coleção "Os Pensadores", 4ª ed. São Paulo: Nova Cultural, 1987.

3. TOMÁS DE AQUINO. Suma de teologia. Primeira Parte - questões 84-89. Tradução e introdução de Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento. Uberlândia: EDUFU, 2004.


Linha 02 - Estética e Filosofia Social

1. ARISTÓTELES. Poética. Tradução, introdução, comentário e apêndices de Eudoro de Souza. Porto Alegre: Editora Globo, 1966.

2. ROUSSEAU, JEAN JACQUES. Origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Tradução de Lourdes Santos Machado. Coleção "Os Pensadores". São Paulo: Nova Cultural, 1999.

3. CASSIRER, Ernst. A filosofia do iluminismo. Capítulos V, VI e VII. Tradução de Álvaro Cabral. 3a. ed. Campinas-SP: Editora da UNICAMP, 1977.

A prova de proficiência em língua estrangeira exigirá a tradução para o português de 1 (um) texto, a ser determinado pela Comissão de Seleção do PGF, pertinente ao trabalho de pesquisa em filosofia, originalmente escrito na língua estrangeira escolhida (inglês, francês, italiano ou alemão). Será permitido o uso de dicionário monolíngue durante a prova. 

III - A entrevista será realizada com os candidatos aprovados nas etapas anteriores, conduzida por pelo menos quatro professores do corpo docente do PGF. A data e o horário das entrevistas serão divulgados após a publicação dos resultados da segunda etapa.

Local e datas

Todas as etapas do Exame de Seleção ocorrerão na sede do PGF, no Campus Universitário da UEM, Av. Colombo, 5790 / Bloco H35 – sala 21, CEP 87020-900, Maringá – PR.

O Exame de Seleção obedecerá ao seguinte cronograma:

I - Período de inscrição de 07 a 18 de Outubro de 2013;

II - Divulgação da homologação das inscrições no Exame de Seleção do PGF em 21 de Outubro de 2013;

III - Divulgação do resultado da análise dos anteprojetos de dissertação em 11 de Novembro de 2013;

IV – Prova de análise de texto em 18 a 25 de Novembro de  2013;

V – Prova de proficiência em língua estrangeira em 18 a 25 de Novembro de 2013;

VI – Divulgação do resultado das provas de análise de texto e proficiência em língua estrangeira em 28 de Novembro de 2013;

VII - Divulgação da convocação para a entrevista em 28 de Novembro de 2013;

VIII – Entrevista nos dias 02 a 05 de Dezembro de 2013;

IX – Divulgação dos candidatos aprovados no processo seletivo em 06 de Dezembro de 2013.